A minha vida na Suécia · Cremes, molhos, gelados e mousses

Ai e tal, precisa de tempo para ele…e Papas de teff com coco e mirtilos

O meu viking acorda todos os dias (excepto às segundas-feiras) uma hora antes do tempo que necessitaria para se arranjar e ir para o escritório.

Precisa de tempo para si, diz-me, para se sentar a tomar o pequeno-almoço, ler as notícias, beber uma segunda chávena de chá, mais o facebook, mais responder a uns e mails. Há dias em que vê televisão!

DSC_0507

 

Nas poucas vezes que me levanto antes de ele sair de casa (7 am) e cambaleio para a sala com a primeira caneca de café do dia, manda-me imediatamente embora, “tu não devias estar aqui a esta hora, este tempo é meu, e o teu sofá também.”

Eu que habitualmente não articulo palavra antes do segundo café, volto para a cama.

DSC_0515

Ao contrário do meu rapaz eu tenho, sempre tive, uma enorme dificuldade em tomar o pequeno-almoço.

Penso que os meus pais sofrem do mesmo problema porque raramente em criança me lembro de haver aos dias de semana pequeno-almoço em casa. De vez em quando a minha mãe lá nos tentava forcar a comer corn flakes, ou pior beber leite, com poucos e maus resultados.

Há dias em que consigo comer pão estaladiço com queijo fresco e compota de laranja, muito raramente iogurte ou muesli, embora adore esta comida ao lanche, fruta ou leite nem pensar nisso.

Aos fins de semana, sem pressa nem o telefone a tocar do restaurante constantemente (quando não calha), tento fazer como o viking e começar o dia bem alimentada.

DSC_0508

Já fiz panquecas, como por vezes torradas, (um luxo!), weetabix com leite de amêndoas…e desta vez experimentei papas de teff.

A farinha de teff vem da Etiópia  é rica em fibras e nutrientes, e não contem glúten.

O sabor destas papas é muito agradável e eu comi uma tigelinha inteira, pelo que dado o meu historial com o  pequeno-almoço deve ser bom sinal.

 

Papas de farinha de teff com coco e mirtilos

Eu fiz a minha receita com óleo de coco e água, mas penso que ganharão em sabor se usarem leite de vaca e manteiga.

 

Para 1 pessoa

Ingredientes:

1 chávena de café de farinha de teff

3 chávenas de café de água

1 colher de chá de óleo de coco

1 pitada de sal

coco ralado, xarope de ácer e mirtilos a gosto.

 

Preparação:

Levem ao lume a farinha para a tostar um pouco, acrescentem a agua quente e, o sal e cozam mexendo bem para evitar grumos.

Adocem a gosto e acrescentem o óleo de coco.

Sirvam com coco ralado e mirtilos.

5 opiniões sobre “Ai e tal, precisa de tempo para ele…e Papas de teff com coco e mirtilos

  1. Também houve tempos em que eu não tomava o pequeno-almoço! Anos a fio. Na minha juventude toda (e um pouco mais além) o meu pequeno-almoço era um cigarro e um café. Shame on me……
    Felizmente há 8 anos que não fumo, e hoje em dia não consigo sair de casa sem tomar o pequeno-almoço. E compreendo o teu viking em garantir esse período de “quality time”, embora não tenho força de vontade para durante a semana me levantar muito mais cedo do que o estritamente necessário para poder tomar o pequeno-almoço nas calmas. Vingo-me ao fim de semana, que usualmente me levanto ás mesmas horas como se fosse para ir trabalhar, e aí sim já consigo tomar o pequeno-almoço com calma. SEMPRE chá com torrada.
    Mas tenho uma pessoa quase como tu, que aí uma boa meia hora, depois se levantar, já quase que dá sinais de estar acordado! 🙂 e pequeno-almoço só porque é forçado!
    Beijinhos

    Gostar

  2. Eu também gosto de ter um certo tempo de manhã, admito… E normalmente a minha rotina é esta – acordar, ver as novidades das redes sociais, preparar o pequeno-almoço (normalmente já penso o que será no dia anterior, para ficar bonito na fotografia – perceber-se-à no próximo passo), tirar fotografia ao pequeno-almoço (aqui está), comer enquanto passo a fotografia para o computador, editá-la, publicá-la no facebook e no instagram e comentar alguns outros perfis enquanto tomo café até ter de ir lavar os dentes para me ir embora. Chego a acordar às 6 da manhã para poder fazer isto, mas pronto 😛 Essas papas têm mesmo bom aspeto, nunca provei a farinha mas ando curiosa 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s