A Pastelaria · bebidas · bolos e sobremesas · desafios receitas · Por aí

Bolo de maçã com calvados e creme fraiche

Setembro é aqui no sul da Suécia o mês das maçãs e temos até um grande festival que festeja este fruto e que acontece todos os anos em kivik (espreitem aqui.)

DSC_0031

Em casa da Marta este é também o ingrediente do mês para mais um dos seus desafios, e foi com umas maçãs rainetas, calvados e creme fraiche que trouxe da Normandia, outra zona onde este fruto é rei que preparei a receita para a minha participação neste passatempo.

DSC_0038.png

IMG_7301.JPG

IMG_7313

A receita é incrivelmente simples, e o seu sucesso depende realmente da boa qualidade e perfeita combinação entre os ingredientes que a compõem.

DSC_0033

Aqui nao há grande técnica, segredos ou sabedoria, apenas meia dúzia de maçãs rainetas, as minhas favoritas e que nunca encontrei na Suécia, o toque de calvados e a cremosidade do creme fraiche. De tao rico, aromático e delicioso este bolo tanto fará sucesso servido acompanhado por uma chávena de chá, como servido na forma de sobremesa.

DSC_0039

DSC_0036

DSC_0037

Se nao gostarem de maçãs rainetas podem claro utilizar outras. Podem omitir o calvados…. (mas só se tiver mesmo de ser.) O creme fraiche que usei veio da Normandia, mas isso é porque eu sou uma snob com a mania que sou muito foodie, podem claro usar um creme fraiche vulgar, mas fujam da versão light por favor….

DSC_0038

 

Bolo de maçã raineta, calvados e creme fraiche

Para uma forma de fundo amovível com 16 cm de diâmetro,  dupliquem a receita se têm uma forma de 21 cm que penso serem as mais vulgares.

 

Ingredientes:

Bolo

  • 150 g de açúcar
  • 125 g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento é pó
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 pitada de sal
  • 100 g de manteiga
  • 1 dl de creme fraiche
  • 3 ovos
  • 2 colheres de sopa de calvados

Vão precisar também de:

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 maçãs rainetas

Para servir:

  • creme fraiche, calvados, icing sugar

 

Preparação:

Comecem por forrar a vossa forma com papel vegetal, barrem-na com a manteiga, polvilhem com açúcar e cubram o fundo e laterais com fatias fininhas de maçã. Reservem.

Para o bolo

Aqueçam o forno a 165C  com ventoinha.

Batam a manteiga com o açúcar até obterem um creme leve e fofo. Num copo misturem os ovos com o creme fraiche e o calvados. Numa tigela combinem a farinha, fermento, sal e canela.

Adicionem alternadamente estas duas misturas ao creme de ovos e manteiga, batendo apenas o suficiente para obter um creme homogêneo.

Deitem o preparado na forma e levem ao forno durante aproximadamente 35 minutos.

Antes de servir batam um pouco de creme fraiche com calvados e icing sugar como se fosse chantilly.

 

3 opiniões sobre “Bolo de maçã com calvados e creme fraiche

  1. Olá padeirinha linda,

    as reinetas são de longe as minhas maçãs preferidas. Adoro o seu toque ácido. Infelizmente é cada vez mais dificil encontrar boas reinetas à venda. São apanhadas tão verdes que o seu sabor fica completamente adulterado. Noutras variedades isso não se nota tanto, mas nas reinetas sim, ficam demasiado ácidas… felizmente tanto o ano passado como este, no cabaz biológico que costumo comprar semanalmente, consegui comer umas reinetas maravilhosas, bem perfumadas, doces e com o seu toque ácido na medida certa.
    O teu bolo está com uma textura maravilhosa Ana. A cor dele e a sua massa parecem dar corpo a uma massa deliciosa sem dúvida. Adoro este tipo de bolos.
    Obrigado Ana, por teres voltado a marcar presença na rubrica.
    Um beijo enorme, e espero que a tua vida já tenha voltado mais à normalidade e esteja “on tracks”.
    Marta Dionísio

    Gostar

  2. Este bolo tem tudo para ser a carinha do meu marido, que adora maçãs reinetas – já eu nem por isso, gosto delas em assados, isso sim, com pernil de porco ou veado, ou javali, mas eu sou um bocado animalesca ahahah. O calvados n poderá ser substituido por outra cena qq? Não tenho mas tb n lhe conheço o sabor, nunca provei, p isso n sei q outra coisa poderia usar…
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    Gostar

  3. Que bolo maravilhoso Ana!!
    Esse interior está de cair para o lado e adoro Calvados.
    Combinação dos Deuses e olha, percebo o teu “snobismo” em relação ao crème fraîche pois também só uso esse. Adoro tudo o que é d’Isigny e em especial a manteiga com aquelas pedrinhas de sal que até estalam na língua, são viciantes.
    Bom, mas adiante, também sou fã de maçã reineta e olha que aqui também não encontro, o que é uma pena.
    Ana, então e o nosso Bake Off? Desististe? Tenho saudades!!!
    Beijinho grande,
    Lia

    Gostar

Deixe um comentário