Doces, conservas e compotas

Doce de Morangos

Agora que o preço dos morangos desceu para três euros o quilo, está na hora de fazer alguns frascos de doce na esperança de preservar algum calor e luz para os dias de Inverno que daqui a nada estão a chegar.

Esta receita foi-me enviada pela minha tia, boleira -mor e guardiã das receitas da família. 

Preparem-se porque demora quatro dias a fazer, mas vale a pena, os moranguinhos ficam inteiros a nadar numa geleia leve e deliciosa.

 Ingredientes:

Morangos e o mesmo peso de açúcar.

 Podem, se assim o desejarem, cortar um pouco na quantidade de açúcar, mas com cuidado, eu já o tentei fazer, usando apenas 7/10 do açúcar recomendado e acabei por ter de ferver o doce por mais tempo do que o previsto para concentrar o açúcar. Em termos de sabor o doce ficou mais pesado, os morangos desfizeram-se um pouco e a cor tornou-se muito mais escura.

 Preparação

Dia  1 –  Coloquem os morangos lavados e sem pé num tacho grande, por cima deitem o açúcar, tapem o tacho e coloquem-no no frigorífico.

 Dia 2 – Fervam o doce durante 7 minutos.  Podem ir retirando a espuma que se vai criando. Esta espuma são apenas pequenas impurezas, retirando-a vão conseguir que a geleia final fique mais clara e límpida. Deixem arrefecer e coloquem no frigorífico.

 Dia 3 – Procedam da mesma forma do que no dia anterior, mas fervam o doce por apenas 6 minutos.

Dia 4- Procedam da mesma forma, fervendo o doce por 5 minutos. Deixem arrefecer e coloquem em frascos impecavelmente limpos, se os tiverem esterilizado, melhor. Guardem o doce no frigorífico, dura vários meses.

2 opiniões sobre “Doce de Morangos

Deixe um comentário