Cremes, molhos, gelados e mousses

Acho que vos faz falta – Gelado rápido de toranja

Deixo-vos hoje uma que me parece  vai fazer jeito nestes dias. Eu para vos ser honesta nem queria acreditar quando  vi ontem via skype a família esbaforida, de roupa de verão e flip flops! Como pode estar aí já tanto calor?

A ideia de servir comida em recipientes mais ou menos  comestíveis não é nova, mas é uma forma diferente e divertida de trazer para a mesa as nossas sobremesas.

Havia quando eu era miúda, uma marca de gelados espanhóis, daqueles que só se vendem em restaurantes, que tinham gelado de coco servido num coquinho verdadeiro, eu achava  tanta graça ao recipiente diferente e   um pouco tosco, que comia o gelado nem tanto pelo sabor, mas para poder trazer para casa a casca do coco.

Para este gelado queria na verdade usar toranjas sanguíneas, mas assim que as abri percebi que ou eram anémicas, ou tinham sido na véspera atacadas pelo Lestat

Em vez de toranjas podem usar outros citrinos, já experimentei com limão e para mim é mesmo a opção mais refrescante e que vos mostrarei noutro  post.

A quantidade de açúcar vai depender um pouco do tipo de toranjas, por isso provem o gelado antes de o gelar.

Ingredientes: (1 litro de gelado)

  • Sumo e raspa da casca de duas toranjas
  • 3 ovos
  • 2,5 dl de natas
  • 1 colheres de sopa de icing sugar
  • 2 x 50 gramas de açúcar

Preparação:

Este é o método mais simples e rápido de preparar este gelado, não precisam sequer de lavar as pás da batedeira  entre cada ingrediente, mas é importante que comecem por bater as claras, para evitar que a gordura das gemas e das natas não as impeçam de crescer.

Separem os ovos. Em tigelas separadas coloquem as natas, as claras e as gemas com 50 gramas de açúcar.

Batam as claras, quando estiverem quase em castelo acrescentem aos poucos 50 gramas de açúcar, batendo até  que estejam bem firmes, reservem.

Batam as natas com o icing sugar, reservem.

Batam as gemas com o restante açúcar até obterem um creme fofo e esbranquiçado. Juntem misturando bem a casca e o sumo da toranja.

Envolvam este preparado com as natas e finalmente com as claras. Levem ao congelador a gelar, ou usem a vossa sorveteira.

18 opiniões sobre “Acho que vos faz falta – Gelado rápido de toranja

  1. E com o calor que anda por aqui só apetecem mesmo gelados, ainda ontem estive a olhar um livro chamado Scoop cujo método é muito simples e parecido a este. Como não tem imagens, apenas desenhos, ainda não testei nenhuma receita. Ando a inspirar-me e a ideia de servir o gelado assim fica bem convidativa.

    Gostar

  2. À pouco tempo vi num restaurante esse gelado! também eu alternava em criança entre esse de côco e o pingu hehehe adorei este gelado rápido, que sabe mesmo bem com este calor que se sente 🙂 um beijinho

    Gostar

  3. Ai o que eu adorava esse gelado de limão servido na própria casca! E até mesmo o de laranja me sabia bem. Por acaso hoje está um calor dos diabos, e um geladinho sabia bem. Mas não me posso queixar, para sobremesa tive um fresquinho iogurte de chocolate negro, mais a pender para mousse do que para iogurte, mas pronto, como caminho 80 mins/dia acho que me posso dar ao luxo de umas guloseimas once in a while…

    E por aí? Temperaturas amenas ou esse gelado foi feito no jardim? :p

    Gostar

    1. A Rainha dos iogurtes!! Os meus nunca ficam bem 😦
      No outro dia pensei em acrescentar chocolate, lembro-me da tua receita, mas a coisa já corre tão mal com os simples…
      Aqui temperaturas amenas, pois, e chuvinha, upa, upa 😦

      Gostar

  4. Que bonitoooo!!!! E que bela ideia me deste 😉 Ah, e gostei da decoração com as pevides.
    Estou a escrever a tua resposta (vai indo aos poucos :P) assim que estiver envio.
    Beijinhos grandes

    Gostar

  5. Que lindo gelado dá para comer primeiro com os olhos 😉 Não gosto muito de toranja, mas fiquei com vontade de experimentar em forma de gelado 🙂
    Tenho que congelar o copo da minha surveteira 🙂 Estou à espera que o tempo assim o exija 🙂

    Beijinhos

    Gostar

  6. Que linda ideia!
    Também eu adorava esse gelado de côco 🙂
    Adoro ser servido na casca, fica tão lindo, e as pevides.
    Por cá faz tanto calor, que só apetece mesmo gelados e sumos de fruta natural.
    Um beijinho.

    Gostar

  7. Aceito a tua proposta sem pensar duas vezes 🙂 são 22. 40 e marcam 27ºC, está um calor que não se pode.
    Lembro-me desses gelados, eram os famosos helados la menorquina , faziam a delicias da criançada.
    Servidos dentro da própria casca da fruta, além de visualmente, ficar interessante, parece que acentua o sabor.
    Tenho um post com gelado de limão, servido na casca do limão, no cozinhadaduxa.
    Beijinhos e continuação de uma boa semana.

    Gostar

  8. Pois é, o calor chegou de rompante e já deixou por aqui todos de braços e pernas ao léu! 🙂 🙂
    Também me lembro desses gelados dos restaurantes com a casca de coco e até acho que ainda se encontram!
    E tão lindo que ficou o teu gelado na casca, Ana, ficou um encanto, com as belas sementinhas de abóbora! Pois, se calhar o Lestat teve saudades de passar aí por casa e acabou por te descorar as toranjas, eheheh 🙂
    Beijinhos grandes 🙂

    Gostar

  9. É verdade, andamos aqui com um calor doido. Haja quem entenda não é verdade? esta receita vem mesmo a calhar.. fácil e rapida. Ah! A principalmente porque deve ser uma maravilha.

    Gostar

Deixe um comentário