cremes, dips, snacks e molhos salgados · livros · Peixe · Uncategorized

Mais um pitéu para a cestinha – Atum em frasco

Uma pequena encantadora e “inocente” engolida por um lobo, é uma imagem que fica indelevelmente gravada no nosso espírito.  – Bruno Bettelheim – The uses of Enchantment/ A Psicanálise dos Contos de Fadas.

 A Belinha festeja este mês o quarto aniversário do seu blogue, e para me juntar a esta data aqui fica a minha participação. Um frasco de pasta de atum, uma receita que não falta nas reuniões da minha família, e que certamente a mãe do Capuchinho Vermelho colocou na cestinha.

 

Habitualmente usamos esta pasta para rechear uma baguete que depois de gelada se serve cortada em fatias muito fininhas, mas achei que para esta ocasião seria mais apropriado transportar a pasta num frasquinho que a avó pode guardar no frigorífico.

A preparação e ingredientes é extremamente simples, o que nos deixa com mais tempo para nos sentarmos no bosque, a colher flores ou ler a Psicanálise dos Contos de Fadas, uma obra que de certo muitos de vocês conhecem, e reinterpreta  os símbolos, valores e ensinamentos presentes nas histórias com as quais crescemos.

Ingredientes: (com alterações em relação ao original do caderninho de receitas da família)

 – 125 gramas de manteiga

– 50 gramas de azeitonas recheadas

– o ovo cozido picado

– 2 latas de atum

-sumo e raspa de uma lima

Preparação:

Misturem a manteiga com o atum escorrido, as azeitonas picadas e o ovo. Temperem com o sumo e raspa da lima e guardem no frigorífico até servir.

9 opiniões sobre “Mais um pitéu para a cestinha – Atum em frasco

Deixe um comentário