bolos e sobremesas

Chocolate Nemesis – Bolo de chocolate do River Café

It is dinner-time; guests are ambling in and waiting to be seated at a long scrubbed table. On a sideboard is something circular, brown and sloshy, and definitely not looking its best – a kind of cowpat, really. Sympathetic Guest: “Chocolate Nemesis?” Host/ess: “Yes.” SG: “Didn’t work?” H: “No.” SG: “Never does.” H: “I’ve made a couple of other puddings instead.” – Julian Barnes

Ao actualizar as leituras dos muitos blogues que sigo, deparei-me no outro dia no Zine de Pão, com um post com o qual eu, e imagino que todos os cozinheiros/padeiros amadores, se podem identificar. A tal receita que nunca resulta a 100%, mas que nós nunca conseguimos simplesmente deixar de preparar. Uma receita que se torna, depois de inúmeras, provas, ajustes e fracassos, o nosso némesis, e que no fim de mais uma frustrante tentativa de a vencer, nos sorri com ar paternalista, – maybe next time mate….

Não partilho convosco habitualmente os meus desastres na cozinha, e embora muitos dos meus posts   mais antigos não me encham de orgulho no que diz respeito ao estilo e imagens, só publico receitas que testei  e que resultaram bem. É portanto  com um pré aviso, que vos apresento o meu némesis, o Chocolate Nemesis do River Café.   

De alguma forma conforta-me a alma saber que não estou sozinha,  este bolo, à primeira vista tão simples de preparar,  tornou-se ao longo do tempo, num instrumento de tortura para o pasteleiro amador, esta receita é o Pinhead dos bolos de chocolate.

 E há motivo para que tantos tentem incessantemente fazer este  bolo de chocolate sem farinha, o seu sabor e textura, quando resulta, assemelha-se a uma mistura entre bolo e mousse de chocolate, é riquíssimo e intenso, de tal forma que, até para os mais gulosos, uma pequena fatia é o suficiente para nos deixar satisfeitos. Se decidirem continuar a ler a receita e fazer este bolo,  estão por vossa conta.

Aqui está a receita à qual acrescentei as minhas notas e sugestões. Podem ler mais sobre esta receita, possíveis causa de fracasso e sugestões aqui e aqui.

Ingredientes: (eu faço apenas metade da receita original que vos indico)

675gramas de chocolate escuro (70%)
450gramas de manteiga
10 ovos
675gramas de açúcar

Preparação:

Derretam o chocolate e a manteiga em banho-Maria. Deixem arrefecer. Forrem uma forma de fundo amovível com papel vegetal. Embrulhem bem a forma em papel de alumínio. Não usem formas de silicone, eu tentei com péssimos resultados.

Aqueçam o forno a 160º. A temperatura do forno é uma das causas de problemas com este bolo muitas vezes indicada. Quando experimentei a receita cozendo o bolo  usando circulação forçada de ar no forno, notei que o bolo secou demasiado e cresceu como um soufflé. Caso tenham este tipo de forno, aconselho-vos a que usem a opção tradicional, ou baixem a temperatura do forno.

Batam os ovos com o açúcar até a mistura quadruplicar de volume. Envolvam o chocolate e  manteiga. Levem ao forno em banho-Maria durante 1 hora. O tempo de cozedura do bolo é outro problema, se arriscamos e desligamos o forno antes dos 55 minutos, o bolo pode ainda não estar cozido e não sai da forma. Se deixamos tempo demais o bolo acaba por ficar com um aspecto um pouco granulado, como podem ver nas minhas fotografias.

Deixem o bolo arrefecer completamente dentro do forno. Sirvam com crème fraiche e framboesas.