Salada perfumada de cuscuz e um livro para o fim-de-semana

 Uma forma simples e deliciosa de preparar cuscuz, um alimento de origem africana hoje popular nas cozinhas de quase todo o  mundo. Acompanhando carne, peixe ou vegetais, rico em especiarias, temperos, servido com prato principal ou sobremesa, raro deve ser o sabor que estas bolinhas douradas não estão prontas a absorver. A Portugal pensa-se que tenha chegado no reinado de D. Manuel I, mesmo a tempo de beneficiar das especiarias que nessa altura enriqueciam o país e o paladar dos portugueses.

A propósito de especiarias, deixo hoje a sugestão de um livro que estou a ler e do qual estou a gostar imenso: The Taste of Conquest: The Rise and Fall of the Three Great Cities of Spice de Michael Krondl. Uma viagem pela história e a vida actual de três cidades relacionadas com o comércio de especiarias: Veneza, Lisboa e Amesterdão.

E sem mais demoras a receita de hoje:

Ingredientes: (2 pessoas)

  • 300 gramas de legumes a vosso gosto (usei uma mistura de cenouras, cebolas, cogumelos, milho bebé e feijão verde redondinho)
  •  2 colheres de sopa de azeite (podem usar menos)
  •  1 colher de chá de sumac
  •  1 pitada de canela
  •  Sal e pimenta q.b.
  • 1 dl de cuscuz
  •  1 dl de água
  •  Raspa de 1 limão

 Preparação:

A marca de cuscuz que uso indica que se deve usar uma medida de água para a mesma quantidade de cuscuz, mas é sempre aconselhável verificarem o que diz a vossa embalagem antes de começarem a receita. O cuscuz não precisa de ser cozinhado e está pronto em cinco minutos, por isso preparem-no mesmo antes de comer. Eu costumo preparar o meu directamente no prato ou tigelinha de servir.

Numa frigideira cozinhem os vegetais num pouco de azeite, não os deixem ficar demasiado moles! Temperem a gosto, mas lembrem-se que é com esta preparação que vão também dar gosto ao cuscuz.  Acrescentem a medida de água e deixem levantar fervura.

Deitem o preparado sobre o cuscuz, com água e tudo, mexam rapidamente e tapem. Deixem descansar 5 minutos. Polvilhem com raspa de limão antes servir.

 

About these ads

5 comments

  1. Eu também gosto imenso da foto, acho que o livro também poderá ser interessante (especiarias cheira a coisa boa!).
    Quanto a cuscuz…só experimentei uma vez e não achei uma boa experiência (com o aspecto dos teus fiquei tentada a dar uma segunda oportunidade)
    Beijinho

  2. Gosto muito de saladas com legumes e grãos! E o couscous, sempre pronto para salvar refeições de improviso. :))
    Levo comigo a tua sugestão de leitura, achei tão interessante. Tb estou com um livro histórico nas mãos, o 1808 do Laurentino Gomes e que se debruça sobre a mudança da corte portuguesa para o Brasil aquando das invasões francesas. :)
    Bjs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s