pão, sourdough

Pão integral e sourdough com pouco trabalho

Fazer pão com sourdough não é, nem nunca poderá ser  tão rápido, como o que preparamos com fermento de padeiro, mas depois de termos um isco/starter pronto e de boa saúde, em qualquer altura podemos  criar em casa  um pão mais saboroso e saudável. Não me entendam mal,  não tenho nada contra as MFP, a minha mãe tem  uma, a minha irmã também, mas  em termos de sabor nada se compara ao pão feito por nós, pão como sempre se fez, com água, sal e farinha. Mais nada.  É claro que faço também pão com fermento, mas tenho o cuidado de o usar sempre em pequenas quantidades e combinado com boas farinhas.  Com MFP,  ou amassando à mão e cozendo o pão nos nossos fornos, com sourdough ou um pouco de fermento de padeiro, podemos fazer bom pão em casa, é apenas uma questão de tempo, gosto e bons ingredientes.

A parte mais “problemática” quando trabalhamos com sourdough é a preparação  do starter/isco pela primeira vez. Depois disso basta que o guardem no frigorífico e que uma vez por semana, quer preparem pão quer não, o alimentem com um  pouco mais de água e farinha.  Não é complicado nem dá trabalho nenhum.

Para esta receita usei o meu starter de farinha de trigo, que “acordei”, alimentando-o com o mesmo peso de água e farinha de trigo. (75 gramas de starter+ 75gramas de água+75 gramas de farinha de trigo (50g de farinha para pão + 25g farinha integral).

À excepção destes passos, a receita não pode ser mais simples e o resultado absolutamente delicioso, o que nem sempre é o caso dos pães integrais e muito ricos em fibra que acabam por vezes por ficar pesadões e sem graça.

Ingredientes: (1 pão  – receita adaptada do blogue Wild Yeast)

  • 200 gramas de farinha de trigo integral
  • 200 gramas de farinha de centeio integral
  • 100 gramas de farinha de trigo para pão
  • 200 gramas de starter/isco
  • 2 colheres de chá de sal
  • 3,5 dl de água

Preparação:

Misturem todos os ingredientes e amassem durante 15 minutos. A massa é bastante húmida, e  por usar farinhas com baixo glúten, nunca vai ficar tão elástica e macia como as massas feitas apenas com farinha para pão.

Coloquem  a massa numa tigela grande ligeiramente untada com  óleo e deixem-na levedar até duplicar de volume.

Aqueçam o forno a 240ºC. Deitem a massa numa forma estilo bolo inglês e levem a forno. Baixem a temperatura para 225ºC. Passados 10 minutos abram o forno e borrifem as paredes com água para criar vapor e uma crosta estaladiça na superfície do pão. Deixem cozer por mais 30 minutos.

Desenformem o pão e deixem-no arrefecer completamente antes de o cortar em fatias.

15 opiniões sobre “Pão integral e sourdough com pouco trabalho

  1. Ana,
    Este fim-de-semana também fiz um pão usando isco de centeio. Tem sido o meu pão da semana. Entretanto guardei a levedura excedente (aquela que deitamos fora quando refrescamos) para fazer massa de pizza conforme já sugeriste e voltei a refrescar o isco, mas com farinha de trigo. Tenho amassado na bimby, mas da próxima vou usar a batedeira. Ainda não experimentei a tua forma de criar o isco, mas quando estiver de férias vou experimentar, para já tenho seguido as indicações do Zine de Pão que tem um período de descanso mais longo e se coaduna melhor com os meus horários.
    Beijinhos

    Gostar

    1. Carla,
      Se tens um bom isco podes adaptá-lo a qq receita! É só veres o nível de hidratação, e seguir em frente. O meu isco de centeio morreu… Este de trigo, a que chamo Brites, tem sobrevivido a tudo, até 3 semanas no congelador, onde está de novo 🙂
      Com as sobras podes tb fazer crepes e panquecas para o PA!! Ficam óptimas!

      beijinhos

      Gostar

  2. Upa upa, será que é desta que me aventuro? Portanto, a ver se entendi: se quiser fazer um pão no sábado de manhã (ou sexta à noite), tenho que começar o meu isco na segunda, correcto?
    Como sabes sou muito dependente da minha MFP, embora utilize as farinhas tradicionais em vez das preparadas para pão, mas estou sempre com vontade de experimentar o modo artesanal. Tenho que reler os teus posts anteriores e tomar as minhas notas e meter mãos à obra, pois sei que o pão fica incomparavelmente melhor. E o teu de hoje tem um aspecto lindo, uma boa textura, uma crosta com uma cor rica e aposto que ficou hiper-mega-saboroso!

    Gostar

  3. Ainda a semana passada tinha estado a ver o teu post do starter e tenho mesmo de me encher de coragem para fazer isso. E este pão está com um aspeto leve e fofo… o que nem sempre acontece com o pão integral 😀

    Gostar

  4. hmmmm! 😛 Ficou tao bonito o teu paozinho! Eu sou viciada no aroma das sour-doughs! Um grande bem haja por incentivares as pessoas a cultivarem o habito de cozer o seu proprio pao; afinal de contas sabe sempre muito melhor, porque é feito com carinho 🙂
    Continuacao de uma boa semana*

    Gostar

  5. Ana,
    quando vejo os teus pães quase me encho de coragem e penso, é desta que faço um pão verdadeiro!
    Mas a falta de tempo não me ajuda. resta-me sonhar com as tuas aventuras no mundo do pão e a tua paciência em nos explicares tudo. E por conseguires fazer um pão lindo, integral, e super fofo e leve. Bravo!
    Um beijinho.

    Gostar

  6. Ana, estou extasiada. Nunca tinha visto uma explicação tão cata acerca da preparação do isco,como nos teus posts. Muito,muito,muito obrigada pela partilha e pelo excelente e claro trabalho.
    Vou-me aventurar e começarei já amanhã. Depois dou notícias.
    Um beijo
    Maria

    Gostar

  7. Um dia que me aventure nessa coisa do isco, que afinal não tem nada a ver com ir à pesca, venho cá buscar as dicas. É que pão é mesmo o meu alimento favorito., e este ficou lindo!

    Babette

    Gostar

  8. Pois é querida, a vontade é muita, mas a falta de tempo obriga a dar o uso à MFP 😉 No entanto faço o meu pão com misturas de farinha e adiciono sementes. Quando tenho mais tempo cozo-o no forno, mas como o meu forno é dos grandes não compensa o gasto. Mas estou sériamente a pensar fazer o tal isco 😉
    O teu pão realmente ficou com muito bom aspeto… e saudável!

    Beijinhos

    Gostar

Deixe um comentário