Tzatziki e Halloumi grelhado – Duas sugestões para acompanhamentos ou refeições leves.

Tzatziki é um molho/dip grego, excelente para acompanhar saladas frias e pratos de peixe grelhado. É feito à base de iogurte e por isso muito mais saudável do que por exemplo maionese.
Aqui em casa  comemos tzatziki como dip, acompanhando   chips de pão pita que coloco no forno até estarem estaladiços, e uma selecção de vegetais crus.   
 
O queijo Halloumi,proveniente do Chipre e muito popular na Grécia, Turquia e países de Médio Oriente, é tradicionalmente feito com uma mistura de leite de ovelha e cabra. Tem um sabor e textura muito característicos e, por demorar muito mais tempo a derreter do que outros queijos, é ideal para ser grelhado ou frito.
Eu costumo grelhá-lo para acompanhar uma sopinha de tomate, legumes grelhados, ou uma salada mista. Alternativamente podem servi-lo como entrada, regado com mel e salpicado de nozes ou amêndoas picadas, chic a valer!
 
 
 

As receitas:

Tzatziki com salmão grelhado e salada

 Digo-vos frequentemente que podem substituir o iogurte grego por iogurte natural magro nas receitas que vos proponho, mas não é  o caso do taztziki que precisa de  um iogurte cremoso e com corpo para segurar os outros ingredientes.

Ingredientes: 

  • Meio pepino
  • 2 dl de iogurte grego ou turco (mínimo 3,5 % de gordura)
  • Sal e pimenta a gosto
  • Salsa ou folhas de menta
  • ½  dente de alho (facultativo e absolutamente por vossa própria conta e risco)
  • 2 colheres de sopa de azeite

 

Preparação:

Começamos com a questão do alho. Pessoalmente acho o sabor e cheiro do alho cru demasiado forte. Há maneiras de atenuar um pouco este problema nesta receita como por exemplo usar, em vez de alho cru, alho marinado. Podem também optar por assar o alho antes de o usar, cozê-lo no micro ondas, ou umas horas antes de preparar a receita, marinar o alho no azeite, neste caso antes de preparar a receita deitem simplesmente o dente de alho fora. O azeite ganha um pouco do aroma e sabor do alho de forma muito mais leve.

 Ralem o pepino com casca e tudo, e coloquem-no a escorrer num passador de rede.

Entretanto misturem o iogurte, com as folhas picadas de salsa ou menta, o azeite, e o alho se optaram por o usar nesta receita. Misturem rapidamente o pepino bem escorrido neste preparado e sirvam.

Queijo Halloumi grelhado.

Retirem o queijo do pacote e cortem-no em fatias de 4/5 mm. Coloquem as fatias sobre toalhas de papel absorvente.

Aqueçam bem o vosso grelhador.

Grelhem as fatias de queijo directamente no grelhador, não é necessário usar qualquer tipo de gordura, virando-o quando notarem que está já douradinho de um dos lados. Se assim o desejarem podem pincelar o queijo antes de o grelhar com um pouco de azeite,  mas tomem cuidado porque a gordura vai começar a ferver e ao misturar-se com a humidade natural do queijo,  espirra e podem queimar-se.

About these ads

5 comments

  1. Onde é que posso comprar o queijo halloumi? Nunca encontrei e tenho imensa curiosidade em provar!
    Conheci agora o blog e, aproveito para dizer que foi um prazer conhecer!!!
    Um beijinho.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s