bolinhos e bolachas

Esquecimentos com bons resultados – Bolinhos de amêndoa e framboesas

Há quem goste de cozinhar porque adora comer, eu admito que é o processo, o desafio de testar  e experimentar na cozinha que me fascina.
Gosto de seguir receitas, praticar novas técnicas, pesar ingredientes, medir temperaturas de açúcar, testar sabores que mentalmente combinei. Trabalho metodicamente, a ideia do improviso na cozinha, que aqui em casa dobra como escritório e laboratório, nunca me fascinou.
 É portanto com algum embaraço que convosco partilho esta receita. Estava há algum tempo a testar uma receita nova de Financiers, usando amêndoas raladas com pele para um tom e sabor um pouco mais intensos, quando, para meu horror, e já com os bolinhos no forno, notei que me tinha esquecido de acrescentar à massa a minha preciosa beurre noisette.  O resultado foi, não os previstos Financiers, mas uns leves e deliciosos bolinhos de amêndoa com framboesas. A receita, nascida de um esquecimento é tão agradável que foi imediatamente guardada e mais tarde repetida, aqui está ela.
 

Ingredientes:

  • 30 gramas de farinha de trigo
  • 50 gramas de miolo de amêndoa picado com pele
  • 90  gramas de açúcar
  • 3 claras de ovo
  • 1 pitada de sal
  • Baunilha
  • framboesas

Preparação:

Eu faço pico o miolo de amêndoa em casa usando o moinho de café, podem dazer o esmo ou comprar as amêndoas já picadas.

Barrem  e salpiquem com açúcar 12 forminhas de muffins.

Aqueçam o forno a 170ºC.

Coloquem o miolo de amêndoa num tabuleiro e coloquem-no no forno até este desenvolver um tom um pouco mais escuro.

Retirem o tabuleiro do forno e aumentem a temperatura para 200 ºC.

Misturem a farinha com o miolo de amêndoa.

Batam as claras em castelo, acrecentem  o açúcar e a baunilha,  adicionem a mistura de farinha e miolo de amêndoa. Deitem o preparado nas forminhas, coloquem em cada uma uma framboesa. Levem ao forno durante aproximadamente 12 minutos.