Cremes, molhos, gelados e mousses · Sobremesas light

Ai pudesse eu ter um jardim…. – Gelatina de ruibarbo e pêra com canela

Se há altura do ano em que gostaria de viver numa casa com um jardim  fora do centro da cidade, é a chegada da Primavera, quando me acomete  uma incontrolável vontade de plantar flores e legumes. Isto é tanto mais estranho porque eu nunca plantei nada que não fossem vasinhos de ervas aromáticas, não percebo patavina deste assunto,  não aprecio particularmente o contacto com a natureza, e tenho um medo paralisante de insectos e pequenos animais.
 Ainda assim sonho, por breves semanas que antecedem a chegada das alergias, com uma horta, cheia de morangos e tomateiros, uma horta onde eu pudesse ir apanhar, quando as batatas e o salmão já estivessem prontos a servir, endro fresquinho, e sempre que me apetecesse esta sobremesa  uns talos de ruibarbo.
 
 

Ingredientes:

  • 4 talos de ruibarbo
  • 1 pêra
  • 1 pau de canela
  • 70 gramas de açúcar (1dl de adoçante em pó se preferem uma versão super light)
  • 4 folhas de gelatina.

Preparação:

Lavem e cortem  o ruibarbo e a pêra  em pedacinhos. Coloquem-nos num tacho ao lume juntamente com 2,5 dl de água, o açúcar e o pau de canela.

Cozam em lume brando até a fruta se começar a desfazer e o líquido da cozedura ter ganho um tom rosa.

Coem o líquido usando uma passador de rede fina. Tenham cuidado para não deixar passar pedaços de fruta.

Para esta gelatina vamos apenas usar a calda onde cozeu a fruta. Podem aproveitar a polpa depois de escorrida para fazer gelado, triffle, ou comer com iogurte.

Amoleçam as folhas de gelatina num pouco de água fria e dissolvam-nas na calda de ruibarbo. Deitem o preparado em tigelinhas ou pequenas formas e guardem no frigorífico até servir.

Eu decorei a minha gelatina com iogurte e um pouco de amêndoas para lhe acrescentar uma textura estaladiça, mas creme de baunilha, frutos silvestres, chantilly  ou morangos são também excelentes alternativas.