Salmão teriyaki

No nosso jardim ainda não abriu a época dos grelhados, mas eu quer chova quer faça Sol, não vivo sem um peixinho grelhado, e o salmão é sempre um dos meus favoritos. Como sabem raramente publico receitas de carne ou peixe, mas hoje deixo-vos uma sugestão que por ser diferente e deliciosa, penso que vale a pena partilhar. O molho ajuda a salmão a caramelizar criando uma camadinha ligeiramente doce e muito estaladiça, que contrasta com o interior do peixe mais macio e salgado. Tenho a certeza de que vão adorar.
 
 
 
 
Teriyaki é uma forma de cozinhar japonesa na qual a carne ou peixe  são marinados num molho de soja doce (teri em japonês) e depois grelhados.
A palavra Teriyaki deriva do substantivo teri (o molho) e yaki (o método de grelhar). Tradicionalmente os alimentos são marinados no molho e depois pincelados várias vezes com o mesmo enquanto grelham.  O tare é  feito misturando molho de soja, sake, ou mirim, e açúcar. Em Portugal já podem encontrar este molhinho  feito e pronto a usar em supermercados como o Continente.

Ingredientes:

  • Salmão em postas ou lombos  sem pele
  • Molho teriyaki
  • Sal
  • Limão

Preparação:

Aqueçam bem o grelhador. Salpiquem o salmão com sal e pincelem-no como o teriyaki. Coloquem-no no grelhador e cuidadosamente continuem a pincelá-lo com o molho dos dois lados. Não deixem o peixe grelhar demasiado ou acaba por ficar muito seco e quase fibroso.  (O salmão na minha fotografia está demasiado cozinhado para o meu gosto, mas o viking que devora sushi e beef tartar com gema e crua e tudo, só come salmão grelhado até este estar quase em carvão….) Quando  estiver ao vosso gosto reguem com um pouco de sumo de limão e sirvam quente acompanhado de uma salada ou legumes grelhados.

About these ads

10 comments

  1. Ana,

    Que óptima sugestão para os dias mais quentes que aí vêm. Gosto muito de teriyaki. Há uma camada sobre outra de sabores que torna os grelhados muito especiais. Muito bom! :))

  2. Quanto tempo não passava por aqui para admirar as suas gostosuras. Estava totalmente focada no desafio. Enquanto isso você fez cada coisa deliciosa! Esse salmão está um espetáculo!

  3. Olá Ana, estou absolutamente rendida a essa imagem,
    está fabulosa e não descanso enquanto não experimentar!
    Um beijinho ;)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s