bolinhos e bolachas · Mark Bittman

Bolachas com farinha integral….. e queijo

Para mais umas minhas muitas tentativas de fazer pão com sourdough, comprei há algum tempo um pacote de farinha integral. Como não gosto do sabor nem sequer do cheiro de farinha integral, é-me difícil usá-la mais frequentemente. No outro dia vi uma receita de umas bolachinhas lindas, feitas com farinha integral, no blog da girlichef. A receita original é de Mark Bittman, e inspirou-me a dar à farinha integral uma segunda oportunidade. É claro que na minha versão qualquer tentativa de criar uma receita mais leve  e saudável se perdeu, porque eu não podia sequer imaginar uma cracker sem cheese!
Usei um queijo sueco que se chama Präst, mas queijo da Ilha (queijo dos Açores), ou qualquer queijo duro e seco como o  parmesão, são também excelentes opções.
Como a girlichef tem sido uma excelente anfitriã,  aproveito esta receita, que vi pela primeira vez no blog dela, para participar  no grupo Tackling Bittman deste mês.
 
 
 

 

 

 

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de queijo ralado
  • 1 pitada de sal (depende um pouco do tipo de queijo que estão a utilizar)
  • 1 colher de chá de orégãos secos
  • 75 gramas de farinha de trigo
  • 75 gramas de farinha integral (a minha é com uma mistura de vários cereais)

Preparação:

Eu uso o meu processador de alimentos, mas podem também preparar a massa à mão em poucos minutos.

Comecem por aquecer o forno a 200ºC.

Misturem no processador todos os ingredientes, aos poucos vai juntado água até obterem uma massa elástica e não muito seca.

Para esticar a massa usei um rolo especial para fazer pão tradicional sueco.

Polvilhem a vossa bancada com um pouco de farinha, ou como eu faço, estendam a massa com um rolo directamente numa folha de papel vegetal. Quanto mais fina estiver a massa, mas estaladiças  vão ficar as vossas bolachas.

Cortem as bolachas com o tamanho e forma que desejarem, não precisam de as separar umas das outras antes de as colocar no forno, piquem-nas com um garfo e assem-nas durante 10 minutos ou até estarem douradinhas e estaladiças.