cremes, dips, snacks e molhos salgados · vegetais e outros acompanhamentos

Batatas bravas

 

Para participar esta semana no BSI, cujo tema era salsa, escolhi fazer salsa brava acompanhada das respectivas batatinhas. Como sabem este prato é uma das tapas favoritas dos espanhóis. Para a minha receita optei por assar as batatas no forno em vez de as fritas como mais habitualmente se faz. Acompanhem o petisco com um vinho branco ou uma imperial geladinha, de preferência em boa companhia e enquanto aproveitam o Sol neste início de Primavera.
 
 

Para  a salsa brava:

  • 2 colheres de sopa de azeite
  • ½ cebola picada (eu prefiro cebolas vermelhas)
  • 1 dente de alho picado (opcional, eu não aprecio)
  • 2 tomates maduros picadinhos
  • 2 colheres de chá  de pimentão
  • Chili em  seco em flocos, ou piri-piri a gosto
  • 1 pitada de açúcar
  • 1 pitada de sal
  •  1 colher  de sopa de maionese
  • Salsa picada para decorar.

Para as batatas:

  • Batatas
  • Sal
  • 1 colher de sopa de azeite.

Preparação:

Descasquem e cortem as batatas, cozam-nas em água com sal durante uns 5 minutos. Aqueçam entretanto o forno a 200ºC.

Escorram bem as batatas, coloquem-nas num tabuleiro de ir ao forno, salpiquem-nas com um pouco de sal e pimenta,  pincelem com um pouco de azeite e levem ao forno até as batatas estarem douradas e completamente cozinhadas.

Entretanto preparem também a salsa.

Numa frigideira levem ao lume brando a cebola, o alho, o azeite, o pimentão, e o chili, até tudo estar cozinhado, temperem  com sal e uma pitada de  açúcar se for necessário balançar um pouco a acidez. Retirem do lume e deixem arrefecer um pouco antes de acrescentar a maionese e decorar, mesmo antes de servir, com um pouco de salsa picada.

 

8 opiniões sobre “Batatas bravas

  1. ADORO, A PRIMEIRA VEZ QUE COMI FOI Á 2 ANOS QUANDO ESTIVE DE FÉRIAS EM ESPANHA FOMOS A PENISCOLA VER O CASTELO E DEPOIS COMEMOS, ADOREI.
    JÁ FIZ CÁ EM CASA MAS NÃO ERA A MESMA COISA.
    GOSTEI DAS TUAS E VOU LEVAR A RECEITA A VER SE SAI BEM.
    BJS

    Gostar

    1. Obrigada minhas queridas.
      Eu estava pronta para me sentar na varanda com um copinho de vinho no namoro enquanto petiscava, e não é que cai uma carga de água? Só comigo 🙂

      Gostar

Deixe um comentário