Ingredientes Novos · vegetais e outros acompanhamentos

Girassol- Batateiro ( Jerusalem artichoke) no forno com bacon

 Num programa de Natal do Naked Chef, Jamie Oliver  descreve o sabor deste alimento como sendo “sweet and almost garlicky and mushroomy and gorgeous”. Fiquei curiosa, tenho dificuldade em imaginar algo que seja doce, com um travo a alho e  cogumelos, e por isso este tubérculo é o meu ingrediente novo de Fevereiro.

 A Jerusalem artichoke,  não é de facto uma alcachofra, nem nada tem a ver com a terra santa!  A planta de que provem é semelhante a um pequeno girassol,  o nome em inglês é apenas de uma má interpretação do nome em italiano – girasole. Por não conter amido o girassol-batateiro é um excelente substituto das batatas para quem sofre de diabetes. Pode ser consumido com ou sem casca, assado no forno, cozido, ou em sopas.
 
Segundo Jamie Oliver os melhores amigos do girassol-batateiro são: salva, tomilho, manteiga, bacon, louro, natas, pão ralado, queijo, e quaisquer alimentos fumados.

Segui as suas sugestões e preparei girassóis-batateiros assados no forno.

Foi um sucesso, ficámos absolutamente surpreendidos com os sabor do girassol-batateiro,  é adocicado mas não como uma batata doce,  quase uma mistura entre uma noz, uma batata e um alho.  A textura também é diferente da batata, menos “farinhenta”, penso que por não ter amido. Os alhos que assados ganham também uns tons mais doces e suaves, e o sabor forte e fumado do bacon, foram uma excelente escolha para acompanhar os girassóis-batateiros.

Ingredientes: (as quantidades são mesmo ao vosso gosto)

  • Girassóis-batateiros
  • Azeite
  • Tomilho seco
  • Alho
  • Sal e pimenta
  • Bacon

Preparação:

Lavem e limpem, com a ajuda de uma escova, os girassóis-batateiros, como os vamos comer com casca é importante que fiquem impecavelmente limpos.

 Cortem-nos em quartos  e cozam-nos em água com um pouco de sal durante aproximadamente 15 minutos.

Escorram os girassóis-batateiros  e coloquem-nos num pyrex ou prato de ir ao forno. Adicionem os alhos descascados, o bacon em pedacinhos, temperem com sal e pimenta, polvilhem com tomilho e reguem com azeite.

Levem ao forno (190ºC) até o bacon estar douradinho e os girassóis-batateiros e os alhos tenrinhos.

4 opiniões sobre “Girassol- Batateiro ( Jerusalem artichoke) no forno com bacon

Deixe um comentário