bebidas · Cremes, molhos, gelados e mousses

Cemitério de Gelados – Rum com passas

 Cemitério de Gelados – Rum com passas

 O site dos gelados Ben &Jerry´s tem uma secção engraçadíssima chamada Flavor Graveyard, onde podemos visitar os sabores que esta marca deixou de fabricar porque, na comida como infelizmente em quase tudo na vida, passaram de moda. Lá estão congelados sabores como o white russian, que na minha casa ainda  está de boa saúde,  e o peanut butter and jelly (1998 – 1999), durou um ano, tal é a velocidade com que nos aborrecemos até da comida…
Quando era pequena estava na moda comer gelado de rum com passas, não me lembro se pelo sabor, se pelos ares de adulto que uma miúda de 8 anos pensa ter ao pedir um cone com este sabor. Há anos que não o vejo à venda, e  como me apetecia voltar a prová-lo,  e tenho uma sorveteira que insisti em comprar e à qual tenho de dar uso, aqui está a minha receita de gelado rum com passas. Desenterrado, e tal Branca de Neve, fechado numa caixinha de vidro à espera de uma colher apaixonada que o traga de volta à vida.

 

Para fazer este gelado eu uso a minha receita básica de gelado de baunilha, mas  podem fazer batota e comprar gelado de baunilha, deixá-lo amolecer um pouco e misturar as passas e o rum.

Podem fazer gelado em casa mesmo que não tenham uma sorveteira. Coloquem o gelado numa tigela normal e enquanto este congela retirem-no várias vezes do congelador e batam-no com uma batedeira eléctrica.

Ingredientes: (para aproximadamente 1 litro de gelado)

2,5 decilitros de natas

2,5 decilitros de leite

4 gemas

100 gramas de açúcar

0,5  dl de rum ( podem usar um pouco mais, mas com cuidado! Demasiado álcool impede o gelado de congelar)

100 gramas de passas

Preparação:

 Numa tigelinha coloquem as passas de molho no rum, quando as passas estiveram inchadas e ensopadinhas, escorram-nas e reservem. Combinem o leite, o rum e as natas numa caçarola anti-aderente, levem ao lume. Ao mesmo tempo batam as gemas e  o açúcar até obterem um creme leve e fofo. Assim que o leite e as natas levantarem fervura, retirem do lume. Com uma concha vão misturando aos poucos as natas e o leite com os ovos e o açúcar. Levem o creme a lume brando até engrossar., sem parar de mexer.

Passem o creme por um passador de rede fina, misturem as passas e coloquem-no no frigorífico até estar completamente frio. Gelem seguindo a sugestão que dei no início do post ou as indicações das vossas sorveteiras.